Sábado, 11 de Julho de 2020
11964110902
Diadema Jardim Botanico

Agentes comunitários visitam Jardim Botânico de Diadema

Jardim Botânico de Diadema

07/10/2019 20h49
106
Por: Lucas Baptista
Agentes comunitários visitam Jardim Botânico de Diadema

Para comemorar o Dia Nacional do Agente Comunitário (4/10), a Secretaria de Saúde de Diadema promove a visita para os mais de 460 agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de controle de zoonoses ao Jardim Botânico do município nos dias 3 e 4 de outubro. 

Nesta quinta-feira (3/10), após o café da manhã, aproximadamente 200 agentes puderam percorrer as trilhas, conhecer o Museu da Vida - que mostra a origem e evolução dos seres vivos -, o Borboletário e a estufa de plantas, além de ter contato com coelhos, cágados, bicho-pau e outros animais. Os profissionais foram divididos em grupos, de acordo com a capacidade do Jardim Botânico. O mesmo passeio será feito com os demais ACS na sexta-feira (4/10).

“Essa atividade foi importante para promover um dia diferente para os agentes comunitários de saúde, que atuam como elo entre a Unidade Básica de Saúde e a população. É importante os profissionais conhecerem os espaços de lazer do município para participar e divulgar para quem deseja ter mais contato com a natureza dentro da própria cidade. O Jardim Botânico foi escolhido por ser um espaço de lazer público, reconhecido pelo seu trabalho ambiental e que é aberto à população para visitas monitoradas”, afirmou Ferla Cirino, enfermeira da Equipe Técnica de Apoio da Secretaria de Saúde.

Diadema conta com 464 agentes comunitários de saúde que integram 96 equipes da Estratégica de Saúde da Família em 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS). Para ser ACS, é preciso ser morador da região em que atua e entre as funções estão atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, visitas domiciliares, orientação à comunidade sobre sintomas, riscos e transmissão, além de identificação de casos suspeitos de doenças e busca ativa.

O Jardim Botânico agrupa, entre outros espaços, o Borboletário, que é pioneiro na Região Metropolitana e tornou-se uma referência de ecoturismo e de educação ambiental com certificação de Zoológico - tipo C, atendendo estudantes, pesquisadores e órgãos públicos interessados no tema. No local, é possível conhecer o ciclo de vida das borboletas, além de diversas espécies.

Mais visitas

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Diadema recebeu, nesta quarta-feira (2/10), 20 profissionais do Centro de Controle de Zoonoses de São Bernardo do Campo. A visita serviu para os agentes conhecerem o trabalho de cada município, além de trocar experiências e ideias. “Já temos parceria com o CCZ de São Bernardo do Campo, pois realizamos trabalhos em conjunto nas áreas de divisa. Agora a parceria fica mais fortalecida”, avaliou a coordenadora de agentes de controle de zoonoses de Diadema, Dejanira Benedita Moysés.

Serviço:

Jardim Botânico de Diadema / Borboletário

Rua Ipitá, 193 – Jardim Inamar.

Tel.: 4059 7619 e 4059 7600.

Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Diadema

Rua Ipoá, 40 – Jardim Inamar.

Tel.: 0800 7710963

Ele1 - Criar site de notícias