Segunda, 21 de Setembro de 2020
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Ribeirão Pires Currículo

Conselho Municipal de Educação de Ribeirão Pires aprova Currículo de Educação Infantil

Iniciativa da Prefeitura, documento inédito foi elaborado com a participação de profissionais do setor

21/10/2019 13h41
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Por: Lucas Baptista
Conselho Municipal de Educação de Ribeirão Pires aprova Currículo de Educação Infantil

Conselho Municipal de Educação de Ribeirão Pires aprova Currículo de Educação Infantil

Iniciativa da Prefeitura, documento inédito foi elaborado com a participação de profissionais do setor

Membros do Conselho Municipal de Educação de Ribeirão Pires (CME) aprovaram na última quinta-feira, dia 17 de outubro, o Currículo de Educação Infantil Municipal. O documento inédito na cidade foi elaborado por iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação. A ação está alinhada à implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e atende a legislação vigente, garantindo o direto da aprendizagem de forma integral.

Os encontros de elaboração do Currículo Infantil tiveram início em abril deste ano. O processo contou com a participação de professores, gestores escolares, representantes sindicais e de membros da equipe técnica da Secretaria de Educação.  Antes de ser submetido ao Conselho Municipal de Educação, o conteúdo proposto para o Currículo passou por consulta popular. O documento também foi aprovado em Conferência com a participação de 250 profissionais da educação e pais de alunos.

De acordo com a presidente do CME, Juliana Roncon, o Conselho analisou a proposta curricular. “É perceptível que documento foi elaborado de forma coletiva, ou seja, por professores, considerando as práticas pedagógicas. Além disso, ele (currículo) garante o desenvolvimento pedagógico natural das crianças e contribui para chamar a atenção da sociedade para o fato de que creche não é só para cuidados, mas também local de muito aprendizado, estimulado pelos professores”, ressaltou.

O documento aborda os seguintes eixos temáticos:  I – Inclusão, Equidade, Diversidade Racial e Igualdade; II - Competências Gerais, Direitos de Aprendizagem e Interdisciplinaridade; III - Matemática, Arte e Movimento; IV – Panorama da educação infantil, Infância e Criança, e Rotina/Movimento do Sono; V- Educação ambiental, Educação Alimentar e Contribuições Didáticas.

Após essa etapa de aprovação do currículo pelo CME, a Secretaria de Educação promoverá, no próximo mês, o lançamento do documento com a participação da comunidade escolar, professores e gestores.

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