Segunda, 21 de Setembro de 2020
11964110902
Ribeirão Pires Assistência Social

Centro de Referência de Assistência Social promove palestras e orientação a moradores

Atividades mensais fazem parte do calendário permanente com moradores assistidos por programas sociais, como Ação Jovem e Renda Cidadã

29/10/2019 12h02
131
Por: Lucas Baptista
Centro de Referência de Assistência Social promove palestras e orientação a moradores

Na última sexta-feira, dia 25, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Centro, de Ribeirão Pires, realizou palestra sobre “Planejamento Familiar” com moradores assistidos pelo programa estadual Renda Cidadã. A atividade integra o calendário da Secretaria de Assistência Social e Cidadania da Prefeitura nos CRAS da cidade.

Cerca de 25 pessoas acompanharam a palestra, ministrada pela psicóloga Valquíria Leonessa Alves, que atua nas Unidades de Saúde da Atenção Básica há 7 anos. “Mostrei a importância do planejamento familiar na vida desses munícipes, que muitas vezes não conhecem os métodos disponíveis no SUS e como podem cuidar de saúde deles e de familiares. Alguns não sabem que podem ter acesso gratuito a diversos métodos contraceptivos, disponíveis nas Unidades da Saúde da cidade, entre outros serviços”, explicou a profissional.

Nascida na cidade de Presidente Venceslau, no interior de São Paulo, Neusa do Nascimento, de 64 anos, mora há cinquenta no Jardim Mirante e frequenta as atividades realizadas no CRAS Centro. 

“Perdi meu filho mais velho e fiquei muito triste. As profissionais do CRAS nos acolhem com muito carinho. Sempre estou em contato para saber quais atividades serão promovidas. Além de me distrair, as palestras são muito interessantes. Eu tenho aprendido muito”, afirmou a moradora. “Além disso, o que recebo no Renda Cidadã me ajuda com as contas de casa. Isso é muito importante para mim”, concluiu. 

O Renda Cidadã atende famílias que estão em situação de vulnerabilidade social, com objetivo de melhorar a qualidade de vida com a concessão de apoio direto às famílias – conforme regras do Governo Estadual - e promoção de ações complementares realizadas pela Prefeitura.

“O papel da Secretaria de Assistência Social e Cidadania vai muito além de cadastrar as famílias em benefícios. Temos a missão de oferecer informações para que os assistidos melhorem a sua qualidade de vida”, explicou a secretária de Assistência Social e Cidadania, Elza Iwasaki.

Outras atividades – Nessa quinta-feira, dia 24, o CRAS Quarta Divisão promoveu palestra de prevenção e conscientização com o tema “Violência contra a Mulher”, ministrada por profissionais da Coordenadoria de Mulher, serviço ligado ao CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social da Prefeitura.

Na semana passada, o CRAS Centro realizou atividade com jovens que participam do programa social “Ação Jovem”. A palestra, com o tema “Políticas Públicas para a Juventude”, foi promovida pela equipe da unidade.

O estudante do 3º ano da Escola Estadual Doutor Felício Laurito, no Jardim Pastoril, João Henrique Leiros da Silva, de 17 anos, está cadastrado no programa há cerca de dois anos. “Frequento o CRAS e gosto muito das palestras oferecidas aqui. Muitas são importantes para jovens da minha idade, como a que abordou o primeiro emprego. Estou gostando muito”, afirmou.

O Ação Jovem é um programa de transferência de renda viabilizado pelo Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, com o objetivo de estimular os jovens a retomarem e concluírem os estudos.

Ele1 - Criar site de notícias