Segunda, 21 de Setembro de 2020
11964110902
Ribeirão Pires Ribeirao Pires

Fundo Social de Ribeirão Pires ampliou ações solidárias em 2019

Ribeirão Pires

06/01/2020 14h32
477
Por: Redação Fonte: Secretaria de Comunicação
Fundo Social de Ribeirão Pires ampliou ações solidárias em 2019

Fundo Social de Ribeirão Pires ampliou ações solidárias em 2019

Campanhas e projetos arrecadaram donativos que contemplaram centenas de famílias em situação de vulnerabilidade no município

O Fundo Social de Ribeirão Pires fortaleceu em 2019 as ações solidárias no município. Com o apoio de moradores e instituições parceiras, a entidade arrecadou e distribuiu alimentos, roupas, brinquedos, entre outras contribuições para famílias em situação de vulnerabilidade.

Um dos destaques do ano foi a arrecadação de alimentos durante o 13º Festival do Chocolate, realizado entre os meses de julho e agosto. Foram recebidos, com a troca de ingressos para o evento, mais de 123 toneladas de mantimentos destinados a 151 instituições sociais, contemplando quase 8 mil famílias. Os voluntários das entidades participaram do processo de triagem e destinação dos alimentos.

Hortifrutis - Desde maio desse ano, a Coop é parceira do Fundo Social de Ribeirão Pires. Diariamente, verduras, legumes, ovos e frutas que não são mais considerados adequados para exposição aos clientes, mas que têm qualidade para consumo, são selecionados por equipe da Cooperativa e retirados por profissionais do Fundo.

Com o sucesso da ação, que destinou 24 toneladas de alimentos para famílias nos bairros, atendidas por instituições sociais e assistidas pelo CRAS, o Fundo Social criou a Feirinha do Bem. A partir de 2020, a distribuição contará com estrutura que irá facilitar a retirada dos hortifruti pelos moradores.

“Esse é um aperfeiçoamento da iniciativa bem-sucedida que promovemos com o apoio da Coop e que leva para as casas de muitas pessoas alimentos saudáveis. Vamos seguir trabalhando para ampliar em 2020 o número de beneficiados com as ações solidárias em nossa cidade", explicou a presidente do Fundo Social de Ribeirão Pires, Flávia Dotto.

"O Fundo Social realiza desde 2017 um trabalho de excelência, que preza pelo bem-estar dos moradores que mais precisam. A seriedade e o compromisso dessa equipe fortaleceram as campanhas e ações solidárias, que contam com ampla adesão de moradores e de instituições sociais. Parabenizamos a todos os envolvidos nesse trabalho e agradecemos àqueles que fazem contribuições", afirmou o prefeito Adler Teixeira - Kiko

Campanhas solidárias – Entre maio e junho, o Fundo Social da cidade realizou a Campanha do Agasalho 2019, que arrecadou 62,5 mil peças, entre blusas, calças, cachecóis e cobertores. Os donativos, após triagem, foram entregues à Associações de Moradores e entidades sociais. Parte da arrecadação foi disponibilizada no projeto “Lojinha do Bem”. Desde 2017, mais de 167 mil peças foram arrecadas e distribuídas para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Entre setembro e outubro, mais uma edição da Campanha de Doação de Brinquedos foi promovida, com apoio da Gran Farma e Baby Brink. Mais de mil crianças foram contempladas com a ação nos últimos dois anos. No final de outubro, famílias atendidas nos CRAS da cidade participaram de Festa do Dia das Crianças no Parque Pérola da Serra, que marcou a entrega de parte dos donativos.

Outra novidade nesse ano foi a realização do Bazar de Roupas de Festa, realizado com doações feitas pela Vestire e pela Via Santony, empresas de São Bernardo que atuam no segmento. O valor arrecadado com as vendas (peças com valores abaixo do mercado) será utilizado para a aquisição de itens para a Lojinha do Bem.

Para reforçar essas e outras ações solidárias, em agosto desse ano o Fundo Social adquiriu, com recursos de repasses da ACIARP, novo caminhão para o Fundo Social, um Kia Bongo 2019.

Qualificação Profissional – Mais de 600 moradores de Ribeirão Pires receberam nesse ano certificado de qualificação em cursos profissionalizantes oferecidos gratuitamente pelo Fundo Social, em parceria com a Prefeitura e instituições renomadas, como o SENAI. Os alunos ganharam novas perspectivas de emprego e geração de renda em áreas como beleza, construção civil, moda, padaria e informática. Desde 2017, mais de 2.200 moradores já foram certificados nos cursos profissionalizantes gratuitos.

Galeria das Artes – Com a revitalização e inauguração do Parque Pérola da Serra pela Prefeitura em março desse ano, a Galeria das Artes do Fundo Social ganhou casa nova: o trabalho de artesãos da cidade está, desde então, na histórica residência em estilo mexicano do Parque. Além de valorizar o trabalho de artistas locais, a Galeria se tornou mais um atrativo turístico da Estância.

O Parque Pérola também passou a sediar, mensalmente, Feira de Artesanato do Fundo Social. Artesãos cadastrados na entidade expõem suas peças em eventos temáticos, como Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia das Crianças, entre outras datas.

Lojinha do Bem – O projeto pioneiro realizado pelo Fundo Social em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Cidadania da Prefeitura também foi fortalecido em 2019. A Lojinha do Bem ganhou novo espaço, com mais recursos para receber famílias assistidas nos CRAS da cidade. Essas pessoas cumprem metas sociais – como manter bons índices de Educação e Saúde das crianças. Com isso, recebem pontos trocados pela moeda social Manacá da Serra, utilizado na Lojinha do Bem para comprar roupas, brinquedos, entre outros itens arrecadados em campanhas do Fundo Social.

Natal Espetacular – O Fundo Social, Prefeitura e ACIARP prepararam programação especial no Natal Espetacular 2019. Em mais uma edição, com o apoio das secretarias e Educação e de Meio Ambiente, alunos de escolas municipais arrecadaram, na Gincana Cooperativa, garrafas PET usadas para confecção de parte dos enfeites natalinos da Vila do Doce (próximo ao Espelho D´água). A ação valoriza o artesanato local e estimula a consciência ambiental.

 

Ele1 - Criar site de notícias