Sábado, 24 de Outubro de 2020
11964110902
ABC Cotidiano

De onde vêm e como evitar os mosquitinhos do banheiro?

Inofensivos, porém incômodos.

29/07/2020 09h31
395
Por: Redação Fonte: saudavel.biz
De onde vêm e como evitar os mosquitinhos do banheiro?

nofensivos, porém incômodos, os chamados “mosquitinhos de banheiro” vivem em ralos, esgotos, fossas e solo contaminado com esgoto.

Eles se alimentam de toda matéria orgânica que fica acumulada nesses locais e podem chegar até a sua casa por diferentes pontos de acesso, como a pia da cozinha ou o ralo do box (pois é, elas não entram pelas janelas).

Essas mosquinhas são minúsculas – têm até 2 mm – e tem um corpo mais robusto, com uma penugem e cores que podem variar entre o marrom e o cinza.

Com hábitos noturnos, as fêmeas podem colocar até 200 ovos, que eclodem depois de 32 ou 48 horas.

COMO ACABAR COM ELAS?

A melhor maneira de saber de onde elas estão vindo é cobrindo ralos de alguns locais da casa com fita adesiva (com a parte grudenta para baixo, voltando para o buraco do ralo).

Isso evita que novas moscas entrem em casa e ainda as mantém grudadas ali – ou seja, você consegue identificar de qual ponto de acesso elas estão vindo.

Quando descobrir, você pode usar uma técnica simples: uma ou duas vezes por dia, ferva água e jogue o líquido quente ralo abaixo, deixando ele coberto o restante do tempo.

Repita esse método por pelo menos uma semana, até as moscas sumirem completamente.

Se a infestação estiver um pouco demais e você precisar lidar com as moscas que já estão na sua casa, uma mistura de açúcar, água e vinagre (em quantidades iguais), mais algumas gotas (até 10) de detergente, faz o serviço.

Deixe a mistura próxima do ralo da pia ou do box por uma noite – ou mais, se achar necessário.

COMO EVITAR QUE APAREÇAM?

Simples, você vai precisar manter os ralos e canos limpos com frequência. Como se alimentam de restos de matérias orgânicas, como células da pele ou fios de cabelo, as moscas vivem nos ralos porque é ali que todo esse alimento se acumula.

Ou seja, tenha em mente que você precisa limpar com frequência os canos da sua casa e manter os ralos limpos com a ajuda de uma escovinha.

Cuidar dos rejuntes e calhas internas também é importante para evitar o desenvolvimento dos bichinhos. E, lembre-se, se a infestação for demais, talvez o ideal seja contar com ajuda profissional para se livrar da praga.

Ele1 - Criar site de notícias