Terça, 22 de Setembro de 2020
11964110902
Bastidores Cotidiano

Os 3 requisitos básicos para não faltar trabalho na vida de um freelancer (e você só precisa de 2 deles)

Por Ligia Helena Redatora SEO na ELLE Brasil

16/09/2020 15h06
87
Por: Lucas Baptista Fonte: linkedin
Os 3 requisitos básicos para não faltar trabalho na vida de um freelancer (e você só precisa de 2 deles)

Em 17 de maio de 2012 o escritor britânico Neil Gaiman - autor de SandmanAmerican Gods Good Omens, entre outros - fez um discurso de formatura para os estudantes da Universidade de Artes da Pennsylvania. O discurso é todo muito bom, especialmente para quem está se sentindo um pouco perdido e sem rumo na vida. Volta e meia eu volto para ele. 

https://www.youtube.com/watch?v=HDGutxBcrOM

 

Nas minhas fases de freelancer (como agora), no entanto, esse discurso é especialmente útil. Porque o Neil Gaiman resumiu de uma maneira muito inteligente o que faz um profissional freelancer continuar trabalhando. Conseguir o primeiro job muitas vezes é uma questão de sorte, de acaso ou de um bom contato ou indicação. Mas conseguir o segundo, o terceiro e ganhar uma boa reputação no mercado, isso não vem por acaso. 

Neil Gaiman diz o seguinte, e aqui peço licença para fazer uma tradução livre:

"Em um mundo freelance as pessoas seguem trabalhando, e cada vez mais o mundo é freelance, porque o trabalho delas é bom, porque elas são fáceis de conviver, e porque elas entregam o trabalho no prazo. E você nem precisa cumprir esses três requisitos. Se tiver dois de três, já está bom. 

As pessoas vão tolerar mesmo se você for desagradável, se o seu trabalho for bom e você entregar no prazo. Elas perdoarão os atrasos do seu trabalho, se ele for bom e se elas gostarem de você. E você não precisa ser tão bom quanto os outros, se você sempre cumprir prazos e se for sempre um prazer estar com você." 

Fim da pensata genial do Neil Gaiman. 

Três requisitos básicos, ao meu ver. Fazer um bom trabalho, no prazo, e ser gente boa. E de fato, olhando em retrospecto, com freelas que eu já contratei, e mesmo com colegas ou funcionários, se dois dos requisitos forem cumpridos, já está suficientemente bom.

Eu, como freela ou como funcionária, sempre miro na excelência. Em gabaritar os três aspectos. Claro que falho. Às vezes perco o prazo, às vezes a qualidade é prejudicada, às vezes a simpatia não funciona. Ninguém é perfeito. Vamos equilibrando os três requisitos com apenas duas mãos, de vez em quando o caldo entorna. 

Mas me peguei pensando nisso hoje porque um cliente veio me procurar pedindo um novo orçamento. E eu me orgulho muito do trabalho que fiz para ele. E sei que essa nova proposta é fruto dos três pilares que aprendi com o Neil Gaiman. Por isso quis compartilhar aqui. 

- Trabalho bom

- Entregue no prazo

- Por alguém gente boa

Gabarite esses três requisitos e você vai brilhar. Se conseguir só dois deles, provavelmente não vai faltar trabalho. Tem muita gente no mercado que realmente só consegue cumprir um deles (ou, às vezes, nem isso). 

Redatora SEO na ELLE Bras
Ele1 - Criar site de notícias