O Procon-SP notificou três empresas de plano de saúde, referente a aumentos expressivos de mensalidades. O órgão pede explicações à Amil, NotreDame e Qualicorp, pois neste ano os reajustes foram suspensos pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).
Segundo a associação, a Amil e NotreDame também deverão prestar informações sobre a cobertura dos testes para diagnóstico da covid-19. Os questionamentos ocorreram após reclamação de consumidores sobre a cobertura nas testagens.
As empresas terão de informar se praticaram reajustes nos planos e justificar o motivo pelo qual foram aplicados, como foram calculados, e se os consumidores foram devidamente informados sobre as alterações.
Para o secretário de defesa do consumidor, Fernando Capez, a ação configura-se como abuso, caso não haja aumento nas despesas. “O Procon-SP irá verificar e se não houver justificativa para os reajustes, as empresas serão multadas”, disse.
Segundo determinação da ANS, as operadoras de planos de saúde são obrigadas a cobrir exames para diagnóstico de covid-19 solicitados pelo médico, e o prazo para agendamento é de três dias úteis.
A Rede de Gestores de RH do ABC recomenda as corretoras ô insurance e erg life consultoria , caso a empresa tenha problemas com reajuste no plano para seus funcionários.
Erg Life Consultoria - 11 97743-0104 com Karina
ô insurance - 11 99725-2661 com Alessandra