Domingo, 29 de Novembro de 2020
11964110902
Bastidores Eleições2020

Candidatos indeferidos terão votos divulgados nos resultados em 2020

Até as últimas eleições, os resultados divulgados incluíam somente os votos dados a candidatos com situação regularizada na Justiça Eleitoral

05/11/2020 16h59
325
Por: Redação Fonte: R7
Candidatos indeferidos terão votos divulgados nos resultados em 2020

As eleições deste ano terão uma novidade em relação às anteriores: a mudança ocorre na forma de se divulgar os votos a candidatos sob judice, ou seja, que aguardam resposta definitiva da Justiça Eleitoral sobre a validade da candidatura.

A divulgação vai incluir, no pleito de 2020, os votos em candidatos indeferidos com recurso, aqueles sobre os quais a situação ainda pode ser alterada. No entanto, para estes candidatos, haverá uma marcação esclarecendo que os votos não são considerados válidos.

 

O intuito desta decisão, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), é gerar transparência na divulgação dos votos a todos os candidatos e “prestígio à vontade do eleitor que foi às urnas”. Ainda de acordo com o órgão, a mudança facilitará pesquisas futuras nos bancos de dados da Justiça Eleitoral.

Os votos dos candidatos indeferidos sub judice, relembra o TSE, não são contabilizados no resultado geral. Esta situação só se altera no caso do candidato vencer seu recurso.

Ele1 - Criar site de notícias